Ethel Meus trabalhos Consultoria
Pessoa com Deficiência Homenagens Legislação
Cão Guia Cizar As Gatinhas
Outros Autores Personalidades Tecnologia Assistiva
Links Contato Mapa do Site
Home

Tamanho da fonte:  Aumentar Diminuir

 
 

 
A importância da Reabilitação da Pessoa Portadora de Deficiência Visual

(Trabalho na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Centro de Produção da UERJ /SR3 - Associação Brasileira de Deficientes visuais - ABEDEV - Coordenadoria para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE - 1989)

Síntese do conteúdo abordado:

Deficiência:
- A deficiência diz respeito a uma anomalia da estrutura ou da aparência do corpo humano e do funcionamento de um órgão ou sistema, seja qual for a sua causa; em princípio, a deficiência constitui uma perturbação do tipo orgânico.

Incapacidade:
- A incapacidade reflete as conseqüências da deficiência no âmbito do rendimento funcional e da atividade do indivíduo; desse modo, a incapacidade representa uma perturbação no plano da pessoa.

Handicap:
- O handicap se refere às limitações experimentadas pelo indivíduo em virtude de deficiência e da incapacidade; o handicap reflete, portanto, as relações do indivíduo com o seu meio, bem como sua adaptação ao mesmo.
Exemplo: Um rapaz de 16 anos sofre um acidente de trânsito e perde a visão.

Deficiência: Perda da visão
Incapacidade: Redução ou perda da capacidade visual
Handicap: Redução da capacidade de estudar, trabalhar, de participar de atividades sociais normais (esportes, dança) e de manter relações sociais.

Reabilitação é o conjunto da terapias e serviços proporcionados aos portadores de deficiência, realizado numa instituição especializada, com atendimentos regulares e freqüentes sob orientação médica.

 
  ler novamente    
 

Voltar ao menu

 
 
ler novamente