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A Importância da Organização na Vida das Pessoas com Deficiência Visual


Não há necessariamente identidade de interesses e de comportamento entre os portadores de uma mesma deficiência; cada pessoa é única em seu modo de pensar, querer e sentir. O que se pretende da pessoa com deficiência é o mesmo que se almeja para qualquer pessoa: que, ao fim de um processo educativo, ou de reabilitação, sejam seres completos, alcançando autonomia de vida, liberdade de escolha, independência econômica e financeira e integração ao seu meio.

A organização no lar e/ou no local de trabalho contribui de modo significativo para que se alcance essa independência; principalmente as pessoas cegas e de baixa visão devem ser incentivadas nesse sentido. O Braille é o grande meio facilitador para que essa organização aconteça.

Lamentavelmente, ainda são pouquíssimos os produtos marcados em Braille nas prateleiras dos mercados, farmácias, lojas em geral, por isso, CD, remédio, etc., imediatamente faça sua marcação em Braille para manter sua organização.

Na educação de uma criança cega, é indispensável que faça parte do currículo o item "Organização". Ainda na infância, deve-se ensinar à criança cega a arrumar seu armário, gavetas, brinquedos e material escolar. Mas não basta ensinar, é preciso formar o hábito de arrumar e manter a organização.

Na reabilitação de uma pessoa cega (cegueira adquirida) deve acontecer o mesmo, pois quando uma pessoa cega arruma, ela mesma, seus objetos, fica mais fácil para que ela os encontre.

A memória dos sentidos remanescentes, bem estimulada, também colabora nesse processo. Através da percepção tátil, olfativa, gustativa, auditiva e sinestésica a pessoa cega tem mais facilidade na sua locomoção e domínio total em sua casa e/ou local de trabalho.

A organização contribui para que uma pessoa cega tenha uma vida mais fácil, com menos dependência e com mais segurança e qualidade.

 
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