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Atendimento precoce às crianças com Deficiências Associadas

(Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Departamento Geral de Educação - Assessoria de Educação Especial - Instituto Helena Antipoff - Área de atendimento ao Deficiente Visual - Colaboração da Profª.: Celina B. M. Campos - Coordenadora da equipe de Atendimento Precoce - Outubro de 1979)

Síntese de conteúdo abordado:

Crianças portadoras de cegueira congênita são prejudicadas em seu desenvolvimento evolutivo no caso de não terem desde cedo uma estimulação adequada. A visão tem um papel muito importante nas primeiras etapas da vida e, embora seu nível mais alto de utilização ainda não tenha sido atingido, ser o elemento integrador das percepções e sensações. Através da visão, a criança fará suas primeiras imitações; pelo estímulo visual tentará tocar objetos colocados à sua frente, iniciando o desenvolvimento da coordenação óculo- manual; associará formas a objetos significativos, ou pessoas significativas.Logicamente que a visão não será o único fator a influenciar todas estas atitudes, mas é um elemento provocador de muitos conhecimentos e ponto de partida para aquisições, entre elas, o movimento voluntário. Por motivo de ausência, ou da limitação da visão, o bebê terá que desenvolver as outras percepções de maneira mais sistematizada ( sem ser realizada ao acaso), para que possa acompanhar, relativamente, as aquisições próprias das crianças da mesma faixa etária, evitando, assim, um retardamento nos comportamentos esperados.
A estimulação tentará, portanto, o acompanhamento dos estágios evolutivos ditos normais, através de uma compensação da ausência da visão pelo uso dos outros sentidos e habilidades, dentro das oportunidades e qualidades que cada um deles pode oferecer.

 
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