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Alfabetizando a criança portadora de cegueira
Trabalho elaborado pela Professora Ethel Rosenfeld com a colaboração da
Professora Celina B. M. Campos - Setembro de 1992
Resumo do conteúdo abordado:
Toda criança, desde o nascimento, tem as mais diversas experiências que a
levam a aquisições, o relacionamento com a figura materna e com outros
familiares, adquirindo a segurança para a satisfação de suas necessidades
básicas. Através dessas relações ela entra em contato com o mundo,
formando conceitos, estabelecendo relações, desenvolvendo a linguagem, a
compreensão de símbolos, dando início ao período preparatório para a sua
alfabetização.
A partir das aquisições motoras (levantar a cabeça para ver um objeto,
virar a cabeça acompanhando um ruído, segurar objetos, levar objetos à
boca, bater objetos, etc.) a criança percorre uma trajetória até‚ chegar à
marcha, que lhe possibilita maior exploração do espaço e do domínio do seu
próprio corpo.
Com a sua entrada na escola (pré-escolar), inicia-se seu segundo mundo,
tendo oportunidades de participar de um grupo social maior, adquirindo
hábitos, fazendo experimentações, formando conceitos e ampliando o seu
vocabulário. Com um curto espaço de atenção e muita energia, movimenta-se
muito.
Na classe de alfabetização precisa ter maior controle, atenção concentrada
e muita motivação para a aprendizagem formal da leitura e escrita, o que
não é tão difícil de conseguir em virtude dos estímulos visuais e sonoros
do ambiente familiar, da escola e dos meios de comunicação (revistas,
cartazes, TV, etc.).
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