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Alfabetizando a criança portadora de cegueira

Trabalho elaborado pela Professora Ethel Rosenfeld com a colaboração da Professora Celina B. M. Campos - Setembro de 1992

Resumo do conteúdo abordado:

Toda criança, desde o nascimento, tem as mais diversas experiências que a levam a aquisições, o relacionamento com a figura materna e com outros familiares, adquirindo a segurança para a satisfação de suas necessidades básicas. Através dessas relações ela entra em contato com o mundo, formando conceitos, estabelecendo relações, desenvolvendo a linguagem, a compreensão de símbolos, dando início ao período preparatório para a sua alfabetização.

A partir das aquisições motoras (levantar a cabeça para ver um objeto, virar a cabeça acompanhando um ruído, segurar objetos, levar objetos à boca, bater objetos, etc.) a criança percorre uma trajetória até‚ chegar à marcha, que lhe possibilita maior exploração do espaço e do domínio do seu próprio corpo.

Com a sua entrada na escola (pré-escolar), inicia-se seu segundo mundo, tendo oportunidades de participar de um grupo social maior, adquirindo hábitos, fazendo experimentações, formando conceitos e ampliando o seu vocabulário. Com um curto espaço de atenção e muita energia, movimenta-se muito.

Na classe de alfabetização precisa ter maior controle, atenção concentrada e muita motivação para a aprendizagem formal da leitura e escrita, o que não é tão difícil de conseguir em virtude dos estímulos visuais e sonoros do ambiente familiar, da escola e dos meios de comunicação (revistas,
cartazes, TV, etc.).

 
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