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MITOS E REALIDADES SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SER OU TER?
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948):
"TODAS AS PESSOAS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS. SÃO
DOTADAS DE RAZÃO E CONSCIÊNCIA E DEVEM AGIR EM RELAÇÃO UMAS ÀS OUTRAS
COM ESPÍRITO DE FRATERNIDADE."
QUEM É A PESSOA COM DEFICIÊNCIA?
Antes de responder a esta pergunta, é importante refletir e tentar
responder a estas outras:
Por que deficiente?
O que é ser deficiente?
É ser menos eficiente?
É não ser suficiente?
Talvez não sejam perguntas fáceis de responder, e na tentativa de ajudar
a encontrar essas respostas, devemos refletir sobre a seguinte definição
da Organização Mundial de Saúde:
"Deficiente é toda pessoa que apresenta uma ou mais características
perceptíveis que a diferencia do padrão de normalidade."
Padrão de Normalidade? Qual? Onde? Relativo à que?
Para falarmos de normalidade precisamos de parâmetros para estabelecer a
relatividade. Usemos para exemplificar uma sala de jardim de infância
onde todas as crianças são baixinhas e negras e o professor é alto e
branco. Se seguirmos a definição acima, esse professor é considerado um
"deficiente" porque ele apresenta duas características perceptíveis que
o diferencia da maioria, que no caso são as crianças negras e baixinhas.
Com o exemplo usado, concluímos que o padrão de normalidade é relativo a
cultura do país, ambiente em que se está, profissão, tipo físico, raça,
religião e ... Não existe um único "padrão de normalidade".
E, "deficiente" não é a pessoa que apresenta diferenças físicas, mentais
ou sensoriais, deficiente é qualquer pessoa que não está apta para
desempenhar uma função fora de sua capacidade, de suas condições, do seu
conhecimento e de seu alcance.
As pessoas em geral, não estão preparadas para conviverem com as
diferenças e, desde sempre, acostumadas a pensar que essas situações
diferentes só atingem ao outro e quando essa diferença acontece com ela,
a primeira barreira, quase intransponível, que ela tem que ultrapassar é
a do próprio preconceito.
Depois das reflexões acima, sejam quais forem as respostas encontradas
para essas perguntas, é importante lembrar que:
Deficiência não é doença; pode ser uma seqüela da doença.
A deficiência não modifica o ser em sua essência, apenas o limita em
alguns aspectos.
Não há necessariamente identidade de interesses entre pessoas com a
mesma deficiência, cada pessoa é única em seu modo de pensar, sentir e
querer.
Portanto não se deve igualar as pessoas por suas características, mas
respeitar seu direito de ser diferente.
Pessoa COM deficiência não é o mesmo que Pessoa DEFICIENTE.
TER uma deficiência não é o mesmo que SER deficiente.
PRECONCEITO
"Preconceito é o juízo antecipado sem fundamento razoável; opinião
formada sem reflexão" (Dicionário da língua portuguesa. SOUZA, S.E.).
O desconhecimento leva ao preconceito que por sua vez reforça a crença
nos mitos, criando barreiras, aparentemente intransponíveis.
BARREIRAS
Na visão da engenharia, da arquitetura, são as chamadas "barreiras
arquitetônicas". Essas muito fácil de serem removidas. Com conhecimento,
vontade e determinação, os profissionais da área da construção, eliminam
as já existentes e podem evitar o aparecimento de novas.
E as "barreiras atitudinais"? Como eliminá-las? Como evitá-las?
Superar estas barreiras que afastam a pessoa com deficiência de uma vida
plena, satisfatória em todos os sentidos é uma tarefa árdua, que demanda
tempo e dedicação. Não basta educar ou reabilitar as pessoas com
deficiência, é indispensável envolver a sociedade em todos os seus
seguimentos nessa questão. É importante esclarecêr, ajudár as pessoas em
geral para que consigam transformar os mitos criados, em novos conceitos
sobre a realidade das pessoas com deficiência.
Nesse mesmo processo, é importante também preparár a sociedade para um
convívio melhor e mais próximo com as pessoas com deficiência, rompendo
e vencendo a terrível barreira dos preconceitos.
E isso só se torna possível quando compreendemos de fato que:
O CONVÍVIO HUMANO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O PRÓPRIO VIVER!
Ethel Rosenfeld
Professora Especializada em Deficiência
Visual
Consultora na área da Deficiência
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